Ilhas Selvagens

As Ilhas Selvagens são um sub arquipélago do arquipélago da MadeiraPortugal, localizado no Oceano Atlântico. Administrativamente, fazem parte da freguesia da concelho do FunchalRegião Autônoma da Madeira. Situam-se a 165 quilômetros a norte da arquipélago espanhol das Canárias, a 250 quilômetros ao sul da cidade do Funchal (Madeira), a cerca de 250 quilômetros a oeste da costa africana, a cerca de 1000 quilômetros a sudoeste do continente europeu. As Selvagens são constituídas por duas ilhas principais e várias ilhotas, que, tal como quase todas as ilhas da Macaronésia, têm origem vulcânica. O arquipélago é um santuário para aves, é muito agreste e tem uma área total de 273 hectares.
Atualmente existem apenas dois habitantes permanentes na Selvagem Grande e dois semi-permanentes na Selvagem Pequena, guardas do Parque Natural da Madeira, sendo também visitada periodicamente por pessoal da Armada Portuguesa ao serviço da Direção de Faróis. Para além disso, a Selvagem Grande é habitada várias vezes por ano pela família Zino, do Funchal, que lá possui uma casa.
Estado Espanhol tem insistido em que a delimitação da Zona Econômica Exclusiva (200 milhas náuticas) se faça ignorando as Selvagens, ao considerá-las como rochas, enquanto que o Estado Português insiste na sua classificação como ilhas, ampliando assim a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) portuguesa.
Apesar de serem remotas e isoladas, as ilhas já receberam visitas oficiais de três presidentes da República PortuguesaMário SoaresJorge Sampaio e Cavaco Silva, sendo este o primeiro presidente a pernoitar numa das ilhas (Selvagem Grande) na noite de 18 para 19 de Julho de 2013, actos de soberania que visaram reforçar a identidade e solidariedade nacionais e evidenciar o seu estatuto como reserva natural nacional. A Reserva Natural das Ilhas Selvagens (que integra o Parque Natural da Madeira) foi criada em 1971, sendo uma das mais antigas reservas naturais de Portugal.
Em 2014 foi defendida em Portugal a primeira tese de doutoramento sobre as Ilhas Selvagens, na área de Políticas Públicas, dissertação intitulada "A importância das ilhas no quadro das políticas e do direito do mar – o caso das Selvagens", da autoria de Pedro Quartin Graça Simão José, professor auxiliar no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Búzios

OGUM E SUAS FALANGES