banco de dados georreferenciados
O banco de dados, ou base de dados, pode ser definido como um conjunto de dados logicamente relacionados e com algum significado.
Georreferenciamento, de forma simplificada, é uma atividade que consiste em referenciar dados ou objetos com base em sua localização geográfica.
Alguns modelos de bancos de dados utilizados para SIG (Sistemas de Informações Geográficas) são: o modelo “relacional” e o modelo “orientado a objetos”.
O banco de dados relacional é um modelo no qual os dados são organizados na forma de tabela (modelo de relação) onde as colunas correspondem aos atributos (ou campos) e as linhas, também chamadas de tuplas, correspondem aos dados ou registros. Este modelo de base de dados, é o mais utilizado para aplicações tradicionais e menos complexas (ex.: Vision GIS). Para que possam ser feitas operações comuns em SIGs neste tipo de modelo, são necessárias algumas extensões da linguagem SQL (utilizada nos Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados – SGBD – deste tipo. Como a inclusão de operadores geográficos do tipo “contém”, “vizinho a”, etc.), além da implementação de mecanismos de indexação espacial (= permitem organizar os dados de forma a manter sua relação com o espaço que ocupam)
Entretanto, de forma geral, o modelo de banco de dados “orientado a objetos” é o mais utilizado para SIGs e outras aplicações específicas que exigem uma complexidade maior (ex.: ArcGIS, SPRING). Neste tipo de banco de dados as informações são armazenadas na forma de “objetos”: “qualquer módulo que contém rotinas de dados e estruturas, e é capaz de interagir com outros módulos similares, trocando mensagens”.
Comentários
Postar um comentário